O município de Rio Largo deu um passo importante na ampliação da rede de saúde bucal ao implantar o serviço de Odontopediatria no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A especialidade, em funcionamento há dois meses, garante atendimento especializado para crianças que necessitam de procedimentos mais complexos, como tratamento de canal em dente de leite, frenectomia (correção do freio da língua) e casos que exigem abordagem diferenciada devido à dificuldade de aceitação ao tratamento odontológico convencional.
Atendimento especializado em diferentes unidades
Os atendimentos ocorrem de forma agendada em três pontos estratégicos do município:
UBS Manoel Gonçalves III (Loteamento Buriti) – segundas e quartas-feiras;
UBS Severina Alexandre (bairro Cucaú) – sextas-feiras;
UBS Leão da Tribo de Judá (Loteamento Asa dos Ventos) – terças, quartas e quintas-feiras.
Os encaminhamentos são feitos por dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de médicos pediatras e fonoaudiólogos, sempre que identificada a necessidade de um cuidado especializado.
Cuidado humanizado e novas possibilidades
Além de oferecer atendimento diferenciado para crianças com medo ou resistência, o serviço também beneficia bebês com dificuldade de amamentação devido ao freio lingual curto, realizando o procedimento de frenotomia diretamente no município. Antes, as famílias precisavam se deslocar até Maceió para ter acesso a esse tipo de tratamento.
Compromisso com a saúde das famílias
O prefeito Carlos destacou a importância da novidade para a população:
“A Odontopediatria traz mais conforto e garante saúde para toda a família. Antes, muitas mães precisavam sair de Rio Largo para que os filhos recebessem esse tipo de atendimento. Agora, temos esse suporte aqui mesmo, com cuidado especializado, humanizado e perto de casa. O nosso compromisso é oferecer saúde de qualidade e cada vez mais completa para a nossa gente”, afirmou.
Futuro do serviço
O novo setor de Odontopediatria segue em fase de estruturação para ampliar o fluxo de atendimentos. Entre os próximos passos está a implantação da sedação inalatória, destinada a crianças com maiores dificuldades de adaptação, fortalecendo ainda mais a rede de saúde bucal de Rio Largo.
Referências
Prefeitura de Rio Largo
Secretaria Municipal de Saúde








