A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou quatro editais que, juntos, oferecem mais de 2 mil vagas para diferentes modalidades de ingresso. As oportunidades incluem: mudança de curso, transferência de outras instituições de ensino superior, reabertura de matrícula para quem interrompeu os estudos e ingresso em nova graduação para quem já possui diploma. Cada edital apresenta as exigências específicas para participação no processo seletivo referente ao período letivo 2026.1.
Edital de Portador de Diploma
O edital de Portador de Diploma é destinado a pessoas formadas em cursos de graduação ou superiores tecnológicos. São oferecidas 71 vagas nos campi:
A. C. Simões (Maceió)
Engenharias e Ciências Agrárias (CECA/Rio Largo)
Arapiraca (Sede – Arapiraca e Unidade Educacional de Penedo)
Sertão (Sede – Delmiro Gouveia e Unidade Educacional de Santana do Ipanema)
Para concorrer, o candidato precisa:
Ter diploma de graduação ou curso superior tecnológico, obtido em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC, presencial ou EaD, na modalidade bacharelado ou licenciatura.
Ter ingressado no curso de origem por Vestibular, Enem, SiSU ou outro processo seletivo equivalente.
Edital de Transferência Externa
O edital de Transferência Externa destina-se a estudantes de graduação de outras instituições. A Ufal oferece 636 vagas nos seguintes campi: A. C. Simões, CECA, Arapiraca e Sertão.
Requisitos:
Ter participado do Enem nos últimos cinco anos e não ter zerado a redação.
Estar vinculado a uma IES pública ou privada reconhecida pelo MEC, cursando formação igual ao pretendido na Ufal (mesmo curso e modalidade).
Edital de Reopção
O edital de Reopção é voltado a estudantes da própria Ufal que desejam mudar de curso. São oferecidas 873 vagas nos campi: A. C. Simões, CECA, Arapiraca (Palmeira dos Índios e Penedo) e Sertão (Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema).
Para participar, o estudante deve:
Ter concluído o primeiro período do curso de origem, com aprovação superior a 50% da carga horária.
Ter concluído até 60% da carga horária total do curso de origem.
Possuir vínculo ativo (matriculado ou trancado) no curso de origem referente ao semestre letivo 2025.1.
Edital de Reintegração
O edital de Reintegração é voltado a estudantes com status Cancelado na Ufal há, no máximo, 10 anos, seja por desistência, tempo de curso expirado ou abandono. São disponibilizadas 972 vagas, presenciais e EaD, para candidatos que tenham concluído 50% ou mais da carga horária total do curso.
Essa modalidade permite que ex-alunos retomem os estudos de forma estruturada e segura, contribuindo para a permanência e conclusão da graduação na Ufal.
Referências:
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Editais 2026.1
Assessoria de Comunicação Ufal








