Prefeito Lucas Santos entrega unidades de saúde, nova sede da Secretaria Municipal de Educação e anuncia obras de infraestrutura durante Caravana de Inaugurações.
Unidade de Saúde da Família Edson do Nascimento entregue no Povoado Marcação
Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito Lucas Santos deu início à Caravana de Inaugurações em Traipu, entregando a Unidade de Saúde da Família Edson do Nascimento, localizada no Povoado Marcação. A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Gestão, Marcos Santos; do secretário municipal de Saúde, Haroldo Canuto; do secretário municipal de Obras, Marcondes Tavares; demais secretários, vereadores, autoridades locais, lideranças comunitárias e empresariais, além dos deputados federais Arthur Lira e Luciano Amaral.
Com quase 100 m² de área construída, a unidade vai atender cerca de 214 famílias, oferecendo consultório médico, consultório dentário, atendimento do NASF, sala de vacinação, testes do pezinho, exames e outros serviços essenciais de saúde. O espaço foi batizado em homenagem ao agricultor Edson do Nascimento, falecido em outubro de 2020, e a família do homenageado participou da cerimônia.
Nova sede da Secretaria Municipal de Educação entregue no Centro de Traipu
A Caravana seguiu para o Centro de Traipu, onde foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (SME). O prédio, antigo espaço escolar, foi totalmente reformado, ampliado e modernizado para atender os 511 servidores da pasta, entre professores, coordenadores, diretores e técnicos, beneficiando cerca de 8 mil alunos distribuídos em 50 unidades escolares.
Durante a solenidade, o secretário de Educação, Reginaldo Farias, destacou a importância da nova sede: “Estamos vivenciando melhorias concretas, avanço nos indicadores da alfabetização, conquista do Selo Ouro na alfabetização, valorização profissional e fortalecimento das ações pedagógicas. Agora contamos com um espaço planejado para melhor atender o nosso povo”.
Investimentos em infraestrutura e equipamentos
Na oportunidade, o município recebeu uma retroescavadeira do Dnocs, por meio da Codevasf, viabilizada pelo deputado federal Arthur Lira. Além disso, foram assinadas ordens de serviço para obras em parceria com a Codevasf, incluindo a pavimentação de diversas ruas e intervenções na localidade Cada do Mel.
O deputado Arthur Lira destacou o trabalho da gestão municipal: “Com o prefeito Lucas e toda a equipe, temos a certeza de que aqui só se busca o progresso e o desenvolvimento de Traipu. A gestão atua pontualmente, e os resultados são visíveis nas obras inauguradas e nos projetos anunciados”.
O prefeito Lucas Santos reforçou o compromisso com a população: “Hoje entregamos um posto de saúde e a nova sede da Secretaria de Educação, duas obras que vão transformar a vida do nosso povo. Temos muitos projetos em andamento e outras ordens de serviço serão assinadas em breve. Seguiremos trabalhando para que Traipu continue a crescer e se desenvolver”.
Referências:
Prefeitura de Traipu – Caravana de Inaugurações, 04/08/2025
Deputado Federal Arthur Lira – Participação em solenidades de inauguração, Traipu, AL
Codevasf – Apoio em equipamentos e infraestrutura urbana









